4.11.05

O Animal Tropical

Hoje estava em um café dentro de uma livraria, quando reencontrei um grande amigo, e ele foi logo dizendo que tinha aceitado minha indicação de ler Trilogia Suja de Havana de Pedro Juan Gutierrez, completou falando que tinha odiado o texto reprovando-o veementemente.
Não entendia como ele desaprovava de forma tão contundentemente o livro que eu tinha não só indicado como adorado. Perguntei o motivo, ele falava que o livro era nojento, pornográfico, contudente e sujo, e que não gostava daquele tipo de leitura pois não acrescentaria em nada seus conhecimentos.
Perguntei a ele então o que achava do cenário político nacional, ele falava das denúncias feitas, atribuindo ao Governo Federal toda responsabilidade sobre a crise e culpava o presidente e a esquerda por isso, falando que os tucanos voltariam e que dominariam o país, e estes sim, eram honestos e mudariam o Brasil.
O questionei a respeito do referendo, como ele tinha votado e por qual motivo? prontamente falou que votou no "não" argumentando que não iria perder um direito e que se as armas matam, o trânsito mata mais e que se fosse para acabar com as mortes, teriam que prender os carros também. Fiquei dez segundos sem olhar para ele enquanto dava um gole no café ainda quente, depois o olhei questionando sobre a transposição do São Francisco.
Para minha surpresa, ele falou que era um absurdo essa transposição pelo fato de não contribuir para nenhuma melhora e que o rio dos currais poderia morrer em razão da transposição. Fitei novamente o nada enquanto bebericava o café já frio.
Mas, antes que eu fizesse uma nova pergunta e, consequentemente, ficasse ainda mais perplexo pelas respostas, ele foi levantando e dizendo:
Vou indo, vim apenas pegar a veja e a folha e voltarei correndo para casa, Hoje não posso peder o jornal nacional. Nos despedimos!
Pensei um minuto, depois a sentença...meu amigo tem uma grande dificuldade em encarar a realidade, seu diagnóstico, autismo político, caso crônico em relação aquela patologia descoberta por Bertold Brecht. Respirei fundo e dei o último gole naquele café gelado.

2 comments:

Fawller said...

A alienação política é um dos piores males da sociedade. Muito embora a busca pela informação seja hoje uma necessidade perene, mais importante é saber onde buscar a informação. Veja, Folha, e vários outros meios há muito se tornaram mecanismos de manipulação e disseminação dos ideias oligárquicas, dos ideários políticos da velha elite que sempre dominou e corrompeu o nosso Estado. Melhor ficaria o café se tivesse uísque.

Gilberto said...

Será mesmo que se busca informação ou o que buscamos é apoio, confirmação para nossas próprias idéias? Aliás, temos idéias? Pensamos alguma coisa ou simplesmente seguimos a manada, em nossa pacata vida de gado?

Tem muita informação circulando por aí e, no fim das contas, isso meio que provoca um certo torpor nas pessoas, que preferem a mansa e pacata alienação.

E a mídia manipula? Claro que sim. Toda a mídia manipula, seja qual for seu ideário político. Todo mundo cuida de vender o seu peixe e... vem cá, isso está errado? Vamos desenvolver isso...