10.11.05

A Democracia e sua Crise de Identidade

A Democracia é indiscutívelmente o maior legado dos últimos trinta anos na América Latina, depois de um período de trevas dos regimes autoritários e/ou militares financiados pelos Estadaos Unidos.
A Democracia é um instituto presente na américa latina, embora nova, concretiza-se como realidade em nossa terra latina. Entretanto devemos ver com certa preocupação alguns eventos que podem parecer um retorno saudosista aos regimes obscuros de outrora.
Nestas últimas três décadas a democracia vem se confirmando, entretanto, a não condenação na justiça dos algozes do regime passado, configura uma tese precária, uma vez que, permite aos filhos da ditadura a criticarem de forma criminosa um regime democrático, pousando de baloartes do equilíbrio, como faz Bonhausen, Artur Virgílio, José Agripino e os ACM´s. Essas pessoas podem causar na massa uma reação diferente, posto que, embora criminoso, não foram condenados, em muitos casos sequer processados por crime de responsabilidade.
Não raro, ouvimos pessoas que declaram sentirem saudades do regime militar, maior prova disto é que no Brasil e na Argentina, os partidos políticos derivados dos partidos que defediam o regime militar, se apresentam como os maiores partidos destes dois países.
A volta de Fujimore para disputar a eleição presidencial no Peru, comprova uma total incongruencia entre os fatos reais e a posição midiática. Observamos, que Fujimore fujiu do Peru para não ser preso em razão de corrupção e desrespeito aos direitos humanos, hoje se apresenta como a salvação para o futuro do país.
Criminosos são perdoados em nome da ação não menos criminosa da mídia e a curta memória do povo, que são, como sempre foram, manipulado pela distorção de fatos.
Na semana passada tivemos a eleição de Menem para o senado argentino. Não foi um busca de Menem para retornar à política, foi uma manobra para dar ao ex-presidente imunidade parlamentar, vez que o governo Kichner buscará processo sobre venda de armas de forma ilegal para países do oriente médio na década de noventa. Nesta mesma eleição a esposa de Duhalde também busca o senado obtendo êxito eleitoral.
No Brasil, certamente se abrirmos os arquivos do regime militar, fatalmente teremos senadores e deputados em condições não confortáveis frente ao passado obscuro em que participaram como algozes daqueles que defendiam a democracia no Brasil.

No comments: