30.10.05

Instantes

Se eu pudesse viver novamente a minha vida,
na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.

Seria mais tolo ainda do que tenho sido,
na verdade bem poucas coisas levaria a sério.

Seria menos higiênico.
Correria mais riscos,
viajaria mais,
contemplaria mais entardeceres,
subiria mais montanhas,
nadaria mais rios.

Iria a mais lugares onde nunca fui,
tomaria mais sorvete e menos lentilha,
teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.

Eu fui uma dessas pessoas que viveu
sensata e produtivamente cada minuto da vida,
claro que tive momentos de alegria.

Mas se pudesse voltar a viver,
trataria de ter somente bons momentos.

Porque, se não sabem, disso é feita a vida,
só de momentos, não percas o agora.

Eu era um desses que nunca ia
a parte alguma sem um termômetro,
uma bolsa de água quente,
um guarda-chuva e um pára-quedas.

Se voltasse a viver,
começaria a andar descalço no começo da primavera
e continuaria assim até o fim do outono.

Daria mais voltas na minha rua,
contemplaria mais amanheceres e
brincaria com mais crianças,
se tivesse outra vez uma vida pela frente.
Mas já viram, tenho oitenta e cinco anos e
sei que estou morrendo.

Jorge Luis Borges
Viejo Brujo

No comments: