23.3.06

Senhor de meia idade, 40 anos, forte e desorientado

Hoje dia 24 de março de 2006, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB está completando 40 anos de história, conquistas, derrotas e de ultrajantes exemplos de agonia ideológica.
O presente texto é, em todas as análises, uma homenagem ao PMDB que foi o ator principal de inúmeras conquistas do povo brasileiro, entretanto cumpre-me por dever de justiça, falar do PMDB de verdade, de homens e mulheres que com coragem e determinação afrontaram o regime fechado, não este patético PMDB adolescente.
Na instalação do regime militar foi convencionado a adequação ao modelo americano de bipartidarismo, criando o partido oficial chamado Arena e um partido de oposição liderado por Ulysses Guimarães vindo do PSD paulista e Tancredo vindo do PP mineiro, a proposta do futuro Sr. Diretas, que tinha a alcunha de "O Prosador das Arcadas" fazendo alusão a origem ao militante no CA 11 de agosto da Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, foi de Movimento e ação, derrotada pela proposta de Tancredo de Movimento Democrático Brasileiro - MDB, raiz da sigla atual do partido.
O MDB foi o caminho natural para a esquerda que não defendia a luta armada de buscar vitórias eleitorais, como fez de fato o PCB e MR-8, opção chamada de revolução etapista, sendo o Movimento Revolucionário Oito de Outubro a facção mais a esquerda do partido de oposição ao governo.
O partido lidera o movimento de abertura política, a famosa redemocratização, a Anistia aos presos políticos, culminando com a campanha das Diretas Já! nascida por proposta do jovem deputado matogrossense que ficou famosa com seu nome, emenda Dante de Oliveira.
Políticos do quilate de Mário Covas, Franco Montoro, Ulysses Guimarães, Pedro Simon, Lula, João Amazonas, Leonel Brizola se unem pelo movimento que pedia eleições diretas para presidente da república. Infelizmente, o movimento foi derrotado no congresso, mas vence a eleição no curral eleitoral contra o candidato Paulo Maluf do PDS, filho da Arena e pai do PFL.
Ganhou, mas não governou, com a morte do presidente eleito, Tancredo Neves, assume o vice, o recém saído da Arena/PDS, José Sarney, que governa o país no primeiro mandato democrático depois de 21 longos anos, que teve como importante realização a promulgação da atual constituição, a chamada carta cidadã, pelo então presidente do Congresso Nacional Ulysses Guimarães.
O grande partido do Brasil não faria frente ao desconhecido PRN do candidato Collor de Melo, ficando em sétimo lugar nas referidas eleições.
Em outubro de 1992, o PMDB sofre seu maior golpe. Desaparece em um acidente aéreo o Dep. Ulysses Guimarães. Um helicópetero desorientado cai em uma noite chuvosa no mar revolto do litoral fluminense, como se fosse a última e definitiva notícia do Sr. Diretas, fosse também a sina deste partido, perambular deosrientado em mar revolto desde então.
O PMDB sofre uma cisão, nasce então o PSDB que seis anos depois já assume a presidência da república com os dois governos da era FHC.
O PSDB termina seu ciclo e o quarto partido político em força nacional, o PT vence as eleições pondo fim a era Social Democrata, ou como muito chamam, a era capital do Neoliberalismo desenfreado.
E, na semana passada, o PMDB claramente dividido entre a direita e a esquerda lutam para cada um dos lados apresentar um novo rumo para o partido. Dos grandes nomes do PMDB continua firme, forte, atuante e autêntico nosso único grande tribuno em atividade do congresso, Senador Pedro Simon, como se ecoasse o grito de seus pares nos aureos tempo do partido que até hoje teima a chamá-lo de MDB, como em um espasmo involuntário de sua consciência saudosista e desesperada.
O Atual PMDB é um adolescente, pois deve-se contar desde o fatídico acidente que vitimou Ulysses, são catorze anos de desorientação e solavancos inócuos do Sr. Michel Temer e sua política enfadonha, incompetente e desleal, paridora da criatura mais fétida da atualidade, o pequeno garoto.
Hoje, escrevo com emoção em respeito a minha primeira sigla MR-8, pois essa era a sigla do jovens que buscavam o PMDB para aprender e fazer política. Hoje, essa sigla tornou-se uma sucursal Quercista negociadora de petroleo contrabandeado do Iraque no tempo de Saddam. Parabéns PMDB pelo que foi, meus pêsames pelo que é.

No comments: